Neiva Guedes ganha personagem em Turma da Mônica

A arara azul passa a maior parte de seu tempo cuidando da incubação de seus ovos. Da mesma forma, dedicou a maior parte do seu tempo cuidando da conservação dessa espécie.

Neiva Guedes é uma cientista nascida em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que é mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia. 

E, durante mais de 30 anos, a cientista se dedicou a retirar a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) da lista dos animais em risco de extinção, a partir da criação e execução do Projeto Arara Azul

Neiva Guedes segurando arara-azul
Neiva Guedes como personagem de Turma da Mônica projeto lua

Imagens: Divulgação

Quase Extintas

Posteriormente, no ano de 1987 a arara azul possuia uma população estimada de 2500 indivíduos na natureza, onde apenas 1500 eram encontradas no Pantanal.

Logo depois de entrar em contato com a ave e ter conhecimento do seu risco de extinção, a pesquisadora e professora iniciou o Projeto Arara Azul no ano de 1989.

Desde então, Neiva Guedes tem realizado ações importantes que definiram o futuro das araras azuis. Algumas dessas ações incluem o manejo do ambiente, manejo de ovos e filhotes, assim como o teste e a produção de ninhos artificiais, e a conscientização da população com relação a importância das aves.

Consequentemente, as araras azuis que estavam se tornando raras nas últimas décadas, se tornaram um animal comum nas regiões do Pantanal e Mato Grosso do Sul.

Dona da Rua

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Meninas e na Ciência. Assim, para homenageá-las, Maurício de Sousa Produções retratou a pesquisadora como uma personagem de Turma da Mônica, no Donas da Rua.

O foi criado em março de 2016, com apoio da ONU Mulheres. O projeto tem como objetivo relatar a trajetória de cientistas e pesquisadoras que marcaram a história.

Além disso, o projeto possui como objetivo mostrar para o público infanto-juvenil que as mulheres também tem seu espaço na ciência. 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support